Secretaria de Agricultura avança na vacinação contra a febre aftosa

ANIMAIS | Jaqueira conta com 525 doses; meta é aplicar até o final de junho em todas as comunidades

Nesta segunda-feira (21), a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Jaqueira cumpriu mais um dia de agenda da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa do ano. Só hoje, cerca de 60 doses chegaram até os bovinos que estavam em propriedades do sítio do Brum, Usina Frei Caneca, sítio Leite e engenho Feverdouro.

“A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), enviou 225 doses para o municio de Jaqueira. Mas, como a quantia não foi suficiente, a prefeita Ridete Pellegrinou autorizou a compra de novas doses, um total de 300”, detalhou o secretário de Agricultura do município, Sergio Osvaldo.

Segundo o secretário adjunto de Agricultura, Clebson Silva, conhecido popularmente como Homem-Aranha, os agricultores terão até o dia 31 de junho para vacinar todo o rebanho. “As doses e os dados dos proprietários dos animais são coletados e lançados para declaração no site da Adagro”, conta Clebson. A ação de hoje imunizou bovinos de todas as idades. Entre os animais que receberam as doses da vacina, estão vacas, bezerros, garrotes e novilhos. Para realizar a aplicação do imunizante, os técnicos da secretaria entram em contato com os criadores dos animais, que previamente são registrados na Adagro.

Experiente, o agricultor Josemir Elias, de 42 anos, que trabalha na área rural desde o tempo da adolescência sabe da importância e reuniu todo rebanho para receber a imunizar contra a febre aftosa. A doença viral é altamente contagiosa e afeta além de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos. Segundo a Adagro, os vírus da aftosa são transmitidos com muita facilidade pelo ar, água e alimentos. É altamente transmissível por animais doentes e pelas secreções e excreções como saliva, urina, fezes, leite, e outros.

PESQUISAR