Jaqueira sedia encontro regional com foco no Rio Pirangi

CULTURA | Evento cultural da FUNDARPE reuniu apresentações de lendas populares com participação de representantes de municípios da Mata Sul

Acompanhado por diversos alunos, a prefeita de Jaqueira Ridete Pellegrino, secretários, secretários adjuntos, professores, artesãos, historiadores, gestores e autores da cidade e região, participaram na manhã desta sexta-feira (26), da apresentação cultural ‘Encantações do Pirangi’, na Escola Municipal Vovó Dorinha, no Alto da Boa Vista.

De acordo com a gestora da Escola Vovó Dorinha, Kete Anne Ferreira, o projeto que tem o incentivo cultural da Fundarpe, da Secretaria Estadual de Cultura, reúne lendas populares dos municípios que são banhados pelo Pirangi, rio que corta diversas cidades da região da Mata Sul. Além de Jaqueira, passa por São Benedito do Sul, Maraial e Quipapá.

“Poço do Anjo, Pedra que Ronca, A Doida do Bambu, A Baixa do Choro, A Cara Veia, Neguinho do Tibungo e Poço da Mulher de Branco, são as histórias baseadas nas lendas envolvidas na iniciativa”, detalhou a secretária de Educação do município, Gildacy Matias.

Durante o encontro, diversas apresentações movimentaram o pátio da escola, as apresentações foram feitas pelo grupo Raízes da Terra de Igarapeba, dirigidos pelo dramaturgo Alexandre Luiz Pereira. A produção artística foi assinada por Alex dos Anjos, Pedro Paulo, Erika Araújo e Mikaele Fernanda.  Celso Madeira foi o artesão responsável.