Jaqueira incentiva reaproveitamento sustentável e empreendedorismo

OPORTUNIDADE | Qualificação vai beneficiar cerca de 20 mulheres do município

Foi na Reserva Particular do Patrimônio Natura l(RPPN) Frei Caneca, lugar que guarda uma reserva ecológica de importância mundial, com espécies raras da fauna e da flora, que a Prefeitura de Jaqueira, através da secretaria de Assistência Social realizou na tarde desta segunda-feira (7), a aula inaugural do curso de Artesanato Sustentável. O encontro marcou a chegada de Cássia Maria, à frente agora, da secretaria de Assistência Social do município.

A prefeita, Ridete Pellegrino prestigiou o evento, assim como os parceiros da ação, Thais Pellegrino, secretária de Saúde e Romualdo Guerra, secretário de Meio Ambiente. Servidores municipais e alunas da primeira turma, também estiveram no encontro.

Tendo a extração do cipó imbé, como matéria-prima, parte da raiz da trepadeira será reaproveitada de forma sustentável para produção de artesanatos.

“Chapéu, sousplat, Jarro, cesta, vazo, balaio, caqueira, são alguns produtos que os participantes da localidade aprenderão nos próximos três meses”, detalhou a prefeita sobre a oportunidade de aprendizagem oferecida pela gestão.

Uma das professora desta primeira turma de quase 20 alunas, Josefa Dominicia, tem experiência há mais 40 anos, e afirma que o aprendizado poderá render dinheiro extra para os participantes, há peças que podem ser vendidas entre R$25 e R$50,00.