Caminhão-palco espalha forró pelas ruas de Jaqueira

TRADIÇÃO | Além de levar diversão, os músicos espalharam mensagens para a população usar máscara e não fazer aglomeração. A programação junina recebeu o tema  sugestivo: “Você de Lá, e Eu de Cá”, que propõe aos moradores ficar em casa e curtir a festa com a família

 

Para manter a tradição dos festejos mais esperados no Nordeste, a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Jaqueira, montou uma programação junina à distância, criativa, a festa recebeu tema sugestivo: “Você de Lá, e Eu de Cá”. Santo Antônio, primeiro santo festejado do mês, conhecido como santo casamenteiro, foi lembrado na noite do sábado (12). A bordo de um caminhão enfeitado de bandeirinhas, balões, tecido temático, músicos da região garantiram muita animação espalhando muito forró pelas ruas do município da Mata Sul.

Em um percurso que durou aproximadamente 2h, além de levar diversão, os artistas do trio pé-de-serra reforçaram os cuidados que os moradores precisam ter para não propagar o vírus. Entre uma música e outra, recados como “Use máscara”, “Não faça aglomeração” e “Fique em casa”, também eram propagados.

De acordo com o secretário de Cultura da cidade, Vinicius Melo, a ideia é resgatar a tradição das antigas festas nos bairros, e promover um momento de diversão para as pessoas que estão em casa. “Além do Centro, o caminhão-palco passou pelas Avenidas Dorinha Rodrigues, Fábio da Silveira Barros e Francisco Pellegrino, e nas Ruas José Pellegrino, Quadro, Cemitério e Boa Vista, encerrando a apresentação no distrito Frei Caneca”, detalhou o secretário.

“Pelo segundo ano consecutivo, os festejos juninos como tradicionalmente comemoramos, será bem diferente. Devido à pandemia do coronavírus estamos oferecendo a toda população uma programação especial, esperamos que todos comemorem em casa, de forma consciente com suas famílias”, disse a prefeita de Jaqueira, Ridete Pellegrino.

Segundo a gestora, estão previstas novas apresentações do caminhão-palco para este mês, além de transmissões pela internet com atrações musicais, por exemplo.

DECORAÇÃO

Com o intuito de aumentar a autoestima das pessoas, proporcionando aos jaqueirenses alegria em um momento tão diferente do que todos estão vivendo, a gestão municipal decorou três pontos da cidade: a entrada recebeu gigantes estruturas que representam balões e sanfonas.

No Centro, uma cidade cenográfica matuta foi inspirada na praça, próximo à Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida, que recebeu um letreiro com o nome da cidade, a decoração é composta também por vila de casas, balões, bandeirolas, temática de fitas, imagens gigantes de Santo Antônio, São João e São Pedro, além de peças de barros e chapéus de palha.

A representação da tradição que a festa junina tem também chegou na Rua do Quadro, importante local que originou o nome de Jaqueira, tem decoração junina com balões, temáticas de fitas, além de uma iluminação especial.

 

  

MEDIDAS PREVENTIVAS

Em Jaqueira, está proibido, por exemplo, a realização de qualquer tipo de festa, um decreto municipal entrou em vigor proibindo acender fogueiras. Haverá fiscalização dos servidores da Defesa Civil, Guarda Municipal e Secretaria de Saúde.

Para evitar o contágio do novo coronavírus, o trabalho da barreira sanitária será intensificado na entrada do município. No principal acesso, há medição de temperatura e higienização das mãos da população. Os pneus dos veículos também são higienizados.

PESQUISAR