Prefeita Ridete reabre antiga Estação; local recebe exposição

RESTAURO | Prefeita Ridete Pellegrino contou que local será sede da secretaria de Cultura e Turismo

Após um período de obras de restauração foi reaberto nesta sexta-feira (25), pela prefeita que administra Jaqueira, Ridete Pellegrino, o histórico prédio que funcionava como Estação Ferroviária, inaugurado no ano de 1883. Ao som de música de carnaval, o local abriu as portas com uma exposição fotográfica de antigas festas de Momo, vivenciadas por moradores de cidade. O 'Carnaval das Tradições' foi idealizado pela secretaria municipal de Cultura e Turismo.

De acordo com a prefeita Ridete Pellegrino, o espaço é um ponto de referência e de valor histórico de Jaqueira. Com recursos próprios, a antiga estação recebeu um conjunto de ações que transformou uma antiga via de transporte, em um lugar voltado para o fomento da cultura e do turismo local.

“O prédio estava com a estrutura bastante danificada, reformamos toda estrutura física, com pinturas, instalações elétricas, substituições de algumas madeiras e recuperação de todo telhado”, detalha a gestora.

O secretário de Cultura e Turismo do município, Vinicius Melo, outros secretários municipais, funcionários, políticos e diversos moradores prestigiaram o novo polo cultural, que também passa a ser a sede da secretaria cultural. Inicialmente o local irá funcionar das 7h às 13h, na Praça Nossa Senhora de Aparecida, no Centro.

“Os visitantes podem retirar gratuitamente na secretaria, o Passaporte Pernambuco, projeto do ‘Bora Pernambucar’. O documento não tem validade oficial, mas é uma forma lúdica de comprovar, através de carimbo, os passeios em pontos turísticos de Jaqueira”, concluiu o secretário da pasta, Vinicius Melo.

PESQUISAR